Árvores genealógicas e estudos de famílias. Faça a sua árvore até qualquer geração. Contacto: paribas@hotmail.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uns Sampaio da Póvoa de Varzim

Uns Peliteiros da Póvoa que vieram de Famalicão

Peleteiros, de São Tiago da Cruz – Famalicão[i]

§

01 - Pascual Peleteiro, natural da freguesia de São Pedro de Tenorio[ii], concelho de Cotobade, província de Pontevedra, Arcebispado da Galiza, Reino de Espanha casou com Maria Benedicta Cabana.

Filho:

02 - José Peliteiro, que segue.

02 - José Peliteiro, filho de Pascual Peleteiro e Maria Benedicata Cabana, n. em 1837, natural da freguesia de São Pedro de Tenório, concelho de Cotobade, província de Pontevedra, Arcebispado da Galiza, Reino de Espanha, de profissão oficial de pedreiro, casou[iii] a 6-01-1864 em Santiago da Cruz, Vila Nova de Famalicão com Carolina Rosa, n. a 1846 natural da Freguesia de Santiago da Cruz, Vila Nova de Famalicão, de profissão jornaleira, filha de José António Oliveira e Ana Maria Gomes.

Filhos:

03 - Joaquim Peliteiro, que segue

03 - Maria, n. a 15-2-1884, s.m.n.

03 - Teresa Rosa de Jesus casada com José Lopes dos Santos, s.m.n.

03 - Joaquim Peliteiro[iv], filho de José Peliteiro e Carolina Rosa, casou a 13-5-1899 em Santiago da Cruz, Vila Nova de Famalicão com Maria da Costa Pereira ( irmã de Manuel n. a 15-4-1885) de profissão tecedeira, filha de António Ribeiro da Costa, jornaleiro e natural de São Tiago da Cruz e Balbina Pereira, jornaleira, neta paterna de José da Costa Ribeiro e Josefa da Costa, lavradores e naturais de Mouquim, neta materna de José Bento Rebelo e Maria Pereira, bisneta paterna de José da Costa e Josefa Maria da Costa, naturais de Mouquim.

Filhos:

04 - António da Costa Peliteiro, que segue.

04 - António da Costa Peliteiro[v], filho de Joaquim Peliteiro e Maria da Costa Pereira, moradores no lugar da Boavista, São Tiago da Cruz, n. a 7-12-1899 e f. a 21-4-1979, casou a 22-8-1923 em São Tiago da Cruz com Maria Alves, filha de Manuel Alves e Angelina Rosa de Jesus.



[i] Por Ricardo Miguel Bessa Teixeira

[ii] Os livros paroquiais desta freguesia encontram-se no Arquivo Diocesano de Santiago de Compostela

[iii] Ass. nº 1, pag. 140, Livro 490, Cruz, São Tiago, Vila Nova de Famalicão

[iv] Oficial de Pedreiro

[v] S. Cosme do Vale, V.N.Famalicão

Documento do mês na Torre do Tombo

O Documento do Mês de Fevereiro mostra um texto datado de 6 de Agosto de 1911, pelo qual um conjunto de tenentes da Guarda Nacional Republicana homenageia o cidadão e companheiro Artur Celestino Sangreman Henriques. Mais em Torre do Tombo

Os Tribunais de Santo Ofício



Os Paroquiais



O Fidalgo da Granja - D. Pedro de Montenegro

Vieiras - manuscrito

Um manuscrito



Uns Silveiras de Real, Amarante

Um ramo da árvorte dos Pintos de Canaveses